Cultura

Alcione recebe honraria Mérito Cultural da Universidade Federal do Maranhão

Homenagem acontecerá no Teatro da Cidade, em São Luis

Alcione receberá nesta quarta-feira (7) em sua terra natal São Luís, a homenagem da Universidade Federal do Maranhão com a distinção honrosa do Mérito Cultural, categoria personalidade nacional, pelos seus 50 anos de carreira. O título é conferido a personalidades nacionais ou estrangeiras que se destaquem por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas.

A sessão solene do Conselho Universitário para a entrega do título à Alcione acontecerá no Teatro da Cidade, com acesso restrito a convidados.

A cantora, que será tema do enredo da Escola de Samba Mangueira foi a grande homenageada do Prêmio da Música Brasileira na última quarta-feira (31) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Mais sobre a grande Dama do Samba

A bem sucedida intérprete já cantou em mais de 30 países. Sua longa carreira, que completa cinco décadas, inclui  discografia com três compactos, 21 LPs, 19 CDs e nove DVDs.

A cantora fundou o emblemático Clube do Samba ao lado de grandes nomes como Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Clara Nunes.

Entusiasta do Carnaval, Alcione fundou a Escola de Samba Mirim da Mangueira. Por esse motivo é presidente de honra do Grêmio Recreativo Cultural Mangueira do Amanhã.

A Marrom, como também é conhecida a cantora maranhense, já recebeu 25 discos de ouro e sete de platina. Foi laureada com a Ordem do Rio Branco (a mais alta comenda do Brasil).

Recebeu as Medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes (oferecidas pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), a Medalha do Mérito Timbira (a maior comenda do Estado do Maranhão), a Medalha Daniel De La Touche (concedida pela Câmara Municipal de São Luís) e a Medalha Luiz Gonzaga (concedida pela Câmara Municipal de São Paulo).

É considerada a madrinha do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e a Embaixadora do Turismo dos estados do Rio de Janeiro e do Maranhão.

Em 2003 recebeu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba. Recebeu também da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio de Melhor Cantora Popular.

Recebeu o prêmio O Pensador de Marfim (entregue pelo governo de Angola), o Diplome de Médaille D’or (oferecido pela Societé Acadêmique de Arts, Sciences eLettres de Paris) e A Voz da América Latina (concedida pela ONU).

Alcione em show na Mangueira

Tags
Mostrar

Jorge Thadeu

Jornalista (DRT/Mtb 839) graduado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, com especialização em Edição de Texto pela UniGlobo/RJ. Experiência em Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, vivência na área de Comunicação Corporativa, Mídias Digitais, execução de projetos de Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


SA Agência Digital
Close